Biotônico Fontoura
- Adrian Mcoy

- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Da geração Anos 80 para trás, quem nunca tomou provou?

O Biotônico Fontoura é um medicamento fortificante e antianêmico criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura, o qual, para o orgulho da cidade, é nascido em Bragança Paulista. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portfólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotônico Fontoura completou cem anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. O slogan do produto era Ferro para o sangue e fósforo para os músculos e nervos; seu jingle era: Bê, á, bá; Bê, e, bé; Bê, i, Bi.. Otônico Fontoura; composto em 1978.
Cândido Fontoura, em 1910, fundou na cidade de São Paulo uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes. O nome Biotônico Fontoura foi dado pelo ilustre escritor Monteiro Lobato, amigo profissional do farmacêutico. Ambos trabalhavam no jornal "O Estado de S. Paulo" e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo e este sentiu-se mais animado após o uso.
Cândido Fontoura Silveira nasceu em Bragança Paulista no dia 14 de maio de 1885 e faleceu no dia 5 de março de 1974. Foi um farmacêutico e empresário brasileiro. Em sua homenagem foi batizado o Hospital Infantil Cândido Fontoura localizado no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo; e em sua cidade natal existe uma rua com o seu próprio nome.




Comentários